Notícias

25 de novembro de 2020

Círculo Saúde amplia oferta de produtos e serviços e expande área de atuação

Voltar

Compartilhe:

Hospital do Círculo, em Caxias do Sul

O Círculo Saúde reserva para 2021 investimentos para a compra de equipamentos e ampliação de seus produtos e serviços, conforme planejamento estratégico 2021/2023. A instituição de saúde fundada há 86 anos em Caxias do Sul também projeta ampliação da sua área de atuação e cobertura, que atualmente atende a 127 mil vidas em 30 cidades gaúchas. Em relação à captação de novos beneficiários, o plano prevê um crescimento acima de 10% no ano que vem.

Ao longo de 2020, o Círculo Saúde implementou o modelo de governança corporativa, gestão e compliance, renovando o seu processo de administração focado em estabelecer as boas práticas de uma empresa moderna e confiável. Conta com um Conselho Deliberativo atuante e representativo no meio empresarial, bem como um Conselho Fiscal com profissionais capacitados no tema. Além disso, há uma Diretoria Estatutária trabalhando em conjunto com o executivo.

Essa profissionalização devolveu ao Círculo uma capacidade de reinvenção que contemplará um crescimento significativo e o manterá como um dos planos que mais cresce no Brasil segundo Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Investimentos nos últimos 12 meses

Em termos de investimentos, o Hospital do Círculo recebeu aportes de aproximadamente 10 milhões de reais em 2020. Grande parte, cerca de 2,8 milhões, em infraestrutura de servidores na área da tecnologia da informação, aproximadamente 1,2 milhão no Centro de Oncologia, 2,4 milhões na aquisição de 150 novas camas hospitalares automatizadas de última geração e na modernização dos apartamentos. Também está investindo em um sistema de energia fotovoltaica, na infraestrutura de atendimento no serviço de emergência e num avançado arco cirúrgico (intensificador de imagens para cirurgias).

- Todos os aportes em investimentos foram muito bem avaliados e quantificados em nosso orçamento financeiro. Cada passo foi meticulosamente calculado para não comprometermos os resultados da operação. Trabalhamos fortemente em reduzir custos e otimizar a produção para mantermos o fôlego necessário para suprir os investimentos, afirma o Superintendente Executivo do Círculo Saúde, Francisco Costa Filho.

O Círculo Saúde, seguindo o seu programa de expansão geográfica no estado, inaugurou uma nova Central de Serviços Médicos em Taquara, no Vale do Paranhana, que atenderá também as comunidades de Três Coroas, Igrejinha, Rolante, Riozinho, Parobé e Sapiranga. Nos próximos meses, expande sua atuação na cidade de Marau, dando início a entrada na região do planalto médio e, também, na cidade de Feliz. E muitas novidades estão por vir (confira abaixo).

Administração com credibilidade

- Quando iniciei meu trabalho junto ao Círculo Saúde, em abril deste ano, encontrei uma instituição muito mais forte do que aparentava, uma operadora de plano de saúde que soma em sua carteira 127 mil vidas dentro de um portfólio de produtos e serviços muito qualificados. Entre eles um hospital maravilhoso, uma estrutura muito apropriada e moderna para exames de diagnóstico. Isso não é pouco, e percebi que uma entidade assim, que se confunde com a própria história de Caxias e região, merece mais atenção. Então decidimos valorizar ainda mais esse capital humano, pois esse é o nosso grande diferencial, o brilho no olho de quem cuida de pessoas. Tenho o compromisso de restabelecer essa imagem do Círculo como instituição séria e trabalhar forte naquilo que é mais sagrado em uma empresa, que é sua missão, destaca Costa Filho.

Ele frisa também a meta de consolidar resultados no desenvolvimento de recursos humanos, por meio do Círculo de Talentos, onde haverá robustez nas ações. O antigo RH deixa de existir e uma nova proposta de trabalho se estabelece, mais moderna em suas práticas. Um novo braço se forma, focado em apoiar as estruturas e gestores nas relações com as suas equipes, desenvolver ações de consultoria interna fortalecendo ainda mais as lideranças, ofertando técnicas e ferramentas gerenciais de alta performance.

Para o Superintendente, a implantação do modelo de governança corporativa e compliance será fundamental para essa reestruturação da instituição por reger as práticas dentro dos conceitos de ética e valores.  Com expertise de 27 anos junto à administração do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, Costa Filho lembra ainda que o Círculo Saúde é uma entidade sem fins lucrativos, com um DNA muito forte em assistência social.

- Está aí a razão de nossa entidade, o que norteia as nossas práticas. Administração com credibilidade.

Novidades e frentes de transformação

Nos próximos meses, e em 2021, o Círculo Saúde fará investimentos focados em renovação e atualização tecnológica da Instituição, considerando as constantes evoluções das práticas médicas e assistenciais. Desenvolver produtos e serviços inovadores que tragam benefícios a saúde dos clientes. Em destaque a educação e prevenção à saúde, fortalecer a qualidade de vida evitando assim as doenças, tornando o sistema de saúde melhor e com baixo custo.

Tudo o que investimos está baseado nos três pilares que norteiam a reestruturação da instituição: foco no capital humano, qualificação dos serviços e produtos por meio da tecnologia/inovação e da parceria com o corpo médico. “Neste momento da instituição, trabalhando esses três pilares de forma integrada, o céu será o limite”, vislumbra Costa Filho.

A Instituição também lançou um novo posicionamento de marca, substituindo o Círculo Operadora Integrada de Saúde por Círculo Saúde, visando a expansão para outras cidades e os novos cenários de transformação da sociedade, cada vez mais impactada pela tecnologia e novos modelos. Com o slogan ‘A cada dia, mais ligado em você’, o Círculo reforça seu olhar para o futuro, seu foco na modernidade e na transformação, sempre conectado às comunidades onde atua.

Renovação de patrimônio e parques tecnológicos

- Investimento de aproximadamente R$ 2,4 milhões em novas camas e remodelação de setores de internação do Hospital, já em andamento.

- Investimento de R$ 280 mil em novo arco cirúrgico no Hospital, implantado.

- Instalação de sistema solar fotovoltaico de última geração no Hospital, já em implantação.

- Criação do Centro de Endoscopia, oferecendo uma estrutura própria para atendimentos ambulatoriais e pequenos procedimentos.

- Reforma completa do Centro Cirúrgico, modernizando a infraestrutura interna, novas tecnologias e equipamentos de ponta.

- Conclusão das reformas das unidades de internação, hotelaria focada no conforto dos pacientes e familiares, novo sistema de climatização e novas televisões.

- Ampliação de redes de atendimentos e postos de coleta dos laboratórios (próprio e credenciados), em Caxias e cidades adjacentes.

- Nova Central de Serviços Médicos em Farroupilha, maior em tamanho e conforto.

- Abertura das unidades de Marau e Feliz, rede credenciada ampla e robusta.

- Expansão de estruturas de atendimento para outras praças do RS.

Desenvolvimento de produtos, serviços e capital humano

- Consolidar e ampliar o serviço de Teleorientação Médica 24h e expandir o serviço de Teleconsulta.

- Novos planos de saúde com vistas a atender outros nichos de mercado e potencializar as vendas dos planos odontológicos.

- Produtos e serviços customizados para empresas, saúde do trabalhador, saúde ocupacional e programas de prevenção à saúde.

- Fortalecimento da qualidade da rede credenciada (médicos, clínicas e prestadores de serviços). Implementar novos parâmetros de mensuração da qualidade e satisfação dos clientes.

- Desenvolvimento de programas de qualidade no serviço médico-assistencial. Visando estreitar a relação com os prestadores de serviços, unir forças e garantir a entrega de uma medicina de ponta.

O Círculo em números

127 mil vidas protegidas
Mais de 3,1 mil empresas clientes
Um hospital próprio e 30 credenciados
30 cidades de abrangência
Equipe com quase 1,1 mil colaboradores
Mais de 1,1 mil médicos e prestadores de serviço credenciados
Apoio em cidades do litoral gaúcho e SC
130 locais de atendimento no Brasil para urgência e emergência – sistema ABRAMGE

Compartilhe:

Galeria de imagens