Notícias

19 de outubro de 2020

Hospital do Círculo investe em alternativa de suporte respiratório de alto fluxo

Voltar

Compartilhe:

O Hospital do Círculo, em Caxias do Sul, está investindo em nova terapia ventilatória de alta tecnologia, com objetivo de oferecer maior conforto e resultados satisfatórios aos pacientes. O cateter nasal de alto fluxo (CNAF) é uma modalidade utilizada em pacientes adultos, pediátricos e neonatais com sinais e sintomas de desconforto respiratório. A tecnologia é um recurso intermediário entre a ventilação não invasiva e o suporte de oxigênio convencional.

A utilização do cateter nasal de alto fluxo ajuda na melhora da oxigenação, na diminuição do trabalho respiratório e da fadiga muscular. Também atua no aumento da capacidade funcional e volume de ar, na prevenção do colapso pulmonar e fadiga muscular. 

Além disso, a sua utilização traz benefícios de conforto ao paciente, já que ele consegue deglutir e falar durante a aplicação. Isso porque o gás é ofertado por meio de uma cânula, uma espécie de pequeno tubo, nasal e maleável.

O uso do cateter nasal de alto fluxo auxilia na melhora clínica precoce e no melhor manejo do paciente, o que reduz a necessidade de internação em unidades de terapia intensiva e outros procedimentos, como intubação traqueal. A consequência disso é a redução do tempo de internação hospitalar.

No Hospital do Círculo, a utilização dessa tecnologia levou em conta um estudo técnico minucioso em referenciais teóricos e um estudo clínico com pacientes internados. Por meio desse embasamento, uma equipe multidisciplinar da Instituição pode comparar o desempenho da terapia com outras rotinas terapêuticas no tratamento de disfunções respiratórias.

O novo equipamento também é indicado para o tratamento de pacientes com Covid-19, quando for necessário e respeitando os critérios de indicação da terapia.

Compartilhe: