Notícias

26 de abril de 2018

Abril Verde

Voltar

Compartilhe:

Criado como um movimento de iniciativa da população, o Abril Verde conta com a participação voluntária e espontânea de pessoas que desejam apontar a necessidade para a implantação de uma nova cultura para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo é garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

História do Abril Verde

Para conscientizar a população, foi escolhida a cor verde para o mês de Abril, simbolizando a segurança trabalhista. Já o mês de Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de Abril. Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, acabou por matar 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade. A cor verde está relacionada aos cursos da área da saúde, e por isso o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde.

Campanha Abril Verde nas Empresas

O mês de Abril deve ser celebrado dentro do ambiente trabalhista e empresarial como o momento perfeito para melhorar a convivência e também a segurança no local de trabalho. É comum que se realizem diversas atividades ao longo de todo o mês de Abril nas empresas, firmando o Abril Verde como o maior apoio à causa de segurança do trabalho. As atividades podem estimular e orientar na adoção de diversos procedimentos de segurança e melhoria da saúde dos trabalhadores, através de palestras e dinâmicas de grupo que podem ensinar os funcionários a pensar primeiramente na sua segurança e de seus colegas dentro do seu local de trabalho. Uma sugestão para celebrar esta campanha do Abril Verde é realizar uma palestra de Segurança no Trabalho que seja dinâmica e humorada que irá de encontro com todo o trabalho já realizado diariamente pela empresa. É possível buscar a ajuda do Movimento Abril Verde para que você possa implantar os procedimentos de segurança necessários e também tudo o que se precisa para que a conscientização do trabalhador ocorra. A dica é que sejam realizados debates, seminários, palestras, mobilizações sociais em grupo e voluntárias, adoção do símbolo da campanha Abril Verde, o laço verde, em todo o ambiente corporativo e também em forma de sinalizações pessoais aos funcionários, iluminação com tons de verde em empresas que possuem este recurso e diversos outros métodos para chamar a atenção da população à prevenção e a segurança trabalhista. Focar nos acidentes e doenças que permeiam o ambiente de trabalho também pode ser uma solução, indicando aos trabalhadores como fazer para evitar situações de risco, como proceder em caso de acidentes, prevenção de doenças que podem ser obtidas no local, entre outros assuntos a serem abordados. Com o grande número de acidentes trabalhistas no Brasil, sendo aproximadamente 705 mil a média de situações em apenas um ano, o Abril Verde chega para garantir a proteção e o conhecimento necessários aos funcionários para que a segurança e a integridade física e mental da equipe de trabalho seja preservada. É de responsabilidade do empresário ou superior de uma empresa ou estabelecimento que conscientize o seu pessoal e realize a ligação de seu local de trabalho com a campanha do Abril Verde, sempre pensando na segurança trabalhista e na importância de se garantir o bem-estar e bons momentos durante a ocupação do ambiente de trabalho aos seus empregados.

Compartilhe: