Laboratório

Perguntas Frequentes

1

Isso chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão, insuficiente compressão no local da punção e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre as quais a aspirina, ou fragilidade da parede das veias(fragilidade capilar).

2

Em geral, causa apenas um leve desconforto, pois o procedimento é rápido. Mas isso é muito variável,pois depende da sensibilidade de cada pessoa e da habilidade do profissional que realiza a coleta.

3

O atendimento de gestantes, idosos e crianças é prioritário. No entanto, em algumas situações, é necessária a presença de profissionais mais especializados ( área infantil, área ginecológica) causando, algumas vezes, uma certa demora.

4

A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

5

Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames, de 8 horas para alguns e de 12 horas para triglicerídeos e frações de colesterol.Exames como hemograma, por exemplo, não requerem jejum.

6

Você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 horas para a coleta de sangue.

7

Sim, alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Sempre consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

8

Atividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais. Exames feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

9

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer 2 horas sem urinar.
A urina deve ser colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.Logo após a coleta, encaminhar imediatamente ao laboratório.

10

Vários medicamentos podem interferir em exames laboratoriais, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só pode ser feita por seu médico. O laboratório informa, no cadastro dos exames, quando algum exame obriga a suspensão de medicamentos e, quando não for possível suspender a medicação, isto será considerado na interpretação clínica do resultado.