Laboratório

Infra-estrutura Física

Diferenciais do laboratório

Diferenciais

Segurança na identificação das amostras

Após o paciente realizar o cadastro, é gerado um código de barras individual e exclusivo, que serve para identificar todos os recipientes com as amostras do mesmo.

O sistema de código de barras é uma maneira segura de garantir a idoneidade da amostra coletada. Tudo o que acontece com a amostra, desde quem coletou até quem entregou o resultado, fica registrado.

Controle de qualidade

Diariamente, antes do início de cada rotina, são realizadas aferições nos equipamentos, a fim de garantir a qualidade dos processos. O Círculo Operadora Integrada de Saúde utiliza no seu laboratório, controles da marca Bio-Rad, que são testados em dois níveis: são os resultados dos controles que garantem a confiabilidade do processo.

Projeto tubo único

Com apenas um tubo de amostra é possível realizar diversos exames. Este projeto inovador conta com a unificação dos setores de Imunologia e Bioquímica. A vantagem deste processo é uma coleta rápida e com a quantidade exata de amostra do paciente.

Equipamentos

O laboratório do Círculo conta, em sua plataforma tecnológica, com o Sistema Integrado VITROS 5600, da Ortho Clinical Diagnostics Johnson & Johnson. Este equipamento permite realizar com uma maior eficiência mais de 100 ensaios diferentes simultaneamente.

O Sistema VITROS 5600 é um equipamento totalmente automatizado, capaz de realizar de forma integrada um extenso menu de exames bioquímicos e imunológicos.

Equipamento totalmente interfaceado com o sistema de TI do laboratório resultando numa maior aligidade, confiabilidade e segurança na liberação de nossos laudos.

Outro importante diferencial é a tecnologia em benefício do consumo consciente de água, protegendo o ambiente com sistemas que produzem um mínimo de desperdício e que não exigem água nem escoamento. Projeto recentemente permiado na Índia por sua concepção ecologicamente correta.

Outros três equipamentos de alta tecnologia instalados no Laboratório do Círculo, merecem destaque.

O primeiro é o Vitek 2, desenvolvido pela NASA e adaptado para identificação de bactérias em análises clínicas. O aparelho é totalmente automatizado e extremamente sensível, identificando até as cepas mais difíceis de serem diagnosticadas, possibilitando a indicação do tipo e dosagem ideais de antibiótico para cada paciente.

O segundo é o Bact/Alert 3D, que detecta com agilidade causadores de infecções generalizadas e determina, por meio de amostra de sangue e fluídos corporais, se microorganismos invadiram a corrente sanguínea.

O outro é o Premier Hb9210 que oferece aos seus usuários resultados seguros na determinação dos valores HbA1C, utilizando a metodologia de HPLC livres de interferentes de outras hemoglobinas, certificado pelo IFCC e pelo NGSP.

Análise urinária

Hoje, o laboratório conta com a mais nova tecnologia em automação para a análise urinária. Dois aparelhos interligados têm a função de analisar os elementos presentes em apenas uma pequena quantidade de urina. Esta porção é fotografada pelo próprio aparelho e o resultado é enviado diretamente ao sistema. Estes aparelhos realizam todo o processo de análise de forma automatizada, agilizando a entrega de resultados e observando sua precisão e segurança.

Este sistema é exclusivo da unidade de Caxias do Sul.