Hospital

Emergência do Hospital

Vista da recepção

A Emergência do hospital é um dos setores mais movimentados do hospital do Círculo Operadora e onde são atendidos os casos de emergência.

Possui plantões especializados 24 horas, com uma completa estrutura e profissionais capacitados para realizar todos os tipos de procedimentos, dos mais simples aos mais complexos. Sua estrutura está preparada para realizar desde a aplicação de medicação, curativos, drenagens e procedimentos cirúrgicos, até atendimentos mais complexos, como uma parada cardíaca, politraumas, ou a vítimas de acidentes graves. Primando sempre pelo bom atendimento, o PAA conta com plantões permanentes em clínica geral, cardiologia e pediatria e, no caso de haver necessidade de atendimento especializado, possui ligação direta com vários outros especialistas.

O hospital do Círculo foi o primeiro hospital privado a oferecer plantões gineco-obstétrico, cardiológico, em clínica geral, pediátrico, além de ambulatório traumatológico (por agendamento através dos fones (54) 3013.9150, (54) 3013.9151 e (54) 3013.9152).

A equipe da Emergência do hospital sempre dará prioridade nos atendimentos para os casos de emergência e urgência, isto é, que envolvam risco de morte.

Emergências

São situações onde há risco de perda de vida e, necessitam, portanto, de atendimento imediato (Ex.: parada cardiorrespiratória, acidentados e politraumatismos, etc).

Urgências

São situações caracterizadas pela gravidade do estado do paciente, não implicando em perda de vida imediata, mas com possível evolução do caso.

ATENÇÃO: A Emergência do hospital deve ser utilizada nos casos de urgência e emergência, diante de imprevistos. Se a situação não é de gravidade imediata, procure seu médico de confiança, que pode acompanhar melhor o seu histórico clínico. Além disso, em um ambiente confinado como o PAA, pode haver a transmissão de doenças contagiosas como conjuntivite, tuberculose, gripe, meningite e virose, por exemplo.

A Emergência do hospital utiliza um sistema que organiza o fluxo de atendimento dos pacientes nos serviços de urgência e emergência, priorizando os casos de acordo com o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento, a Classificação de Risco. Além disso, humaniza o atendimento e melhora a qualidade da assistência reduzindo a possibilidade de erro. Essas prioridades serão estabelecidas de acordo com os parâmetros avaliados (sinais vitais, sintomas e queixas) e classificados em diferentes cores. Cada cor representa um grau de gravidade e o tempo ideal em que o doente deve ser atendido:

VERMELHO - indica emergência. Pacientes que necessitam atendimento imediato:

  • parada cardiorrespiratória
  • politraumatizado
  • trauma craniano
  • grande queimado
  • trauma torácico, abdominal ou craniano com perfuração
  • convulsão em atividade
  • obstrução de via aérea
  • ferimento extenso com sangramento ativo, amputação, fratura com deformidade ou sangramento

AMARELO - indica que o paciente está sem risco de vida. O atendimento deve ser rápido (máximo de 1 hora):

  • vítima de abuso sexual ou violência
  • idade superior a 60 anos
  • ferimento menor com sangramento compressível
  • mordedura
  • hemorragia digestiva com sinais vitais estáveis e sangramento não atual
  • cólica renal
  • pacientes acamados
  • crise asmática
  • gestantes com complicações da gravidez
  • deficientes físicos

VERDE - indica não urgência. O paciente pode ser atendido pela ordem de chegada:

  • dor de ouvido
  • dor abdominal sem alterações de sinais vitais
  • quadros gripais
  • reconsultas que não se enquadram nas cores anteriores
  • avaliação de resultado de exames
  • procedimentos de enfermagem

Direcione seu atendimento:

O Círculo ressalta a importância de buscar atendimento nos próprios consultórios dos médicos credenciados quando o caso não corresponder a uma urgência ou emergência. Por meio dos especialistas, torna-se possível um atendimento mais personalizado e de investigação e com a praticidade da consulta agendada previamente.

A partir do contato com o especialista, além de estabelecer um vínculo com o médico, poderão ser indicados exames necessários e, assim, o paciente é tratado na sua totalidade e não apenas na queixa aguda e momentânea como ocorre numa atendimento de emergência.

A partir do direcionamento ao especialista adequado, a demando do PAA também é amenizada, gerando conforto e agilidade para as situações que realmente necessitam de atendimento de emergência.

Por meio do Guia médico, de dentistas e de serviços publicado no site ou através do SACC 24h é possível obter informações e solicitar nome de profissionais médicos e de serviços credenciados. O fone de contato do Serviço de Atendimento ao Cliente Círculo é 0800.709.0000.