Quem Somos

Histórico

Em 1934 o Padre Orestes Valeta trouxe para Caxias do Sul a semente que fez germinar o Círculo Operário Caxiense. A ideia dos Círculos Operários no Brasil veio de Pelotas, partindo do padre jesuíta Leopoldo Brentano, que mantinha um relacionamento muito próximo com os trabalhadores daquela cidade. Pesquisando as dificuldades enfrentadas pelas famílias, Padre Brentano propôs reuni-las em uma entidade associativa, para defender os interesses da classe e ajudar na solução dos problemas relacionados com a saúde.

À convite do Padre Valeta, Padre Brentano veio para Caxias do Sul, onde reuniu um grupo de 34 participantes e oficialmente deu início ao Círculo Operário Caxiense, no dia 31 de outubro 1934.

As reuniões da entidade ocorriam na Casa Canônica, na Rua Sinimbu, 1756, onde ainda hoje se situa o Bispado de Caxias do Sul. Em 1945, por iniciativa do Padre Ângelo José Caetano Tronca, começaram as primeiras tratativas para a aquisição de uma sede própria. Com o apoio da comunidade e de empresários, a entidade comprou o prédio onde funcionava na época a sede social do Clube Recreio da Juventude, espaço hoje ocupado pela Farmácia do Círculo - Matriz.

Depois de algum tempo, as diretorias cogitaram a possibilidade de construir um prédio que abrigasse toda a gama de serviços que pretendiam oferecer aos seus associados. Este foi o ponto de partida para iniciar a construção de um prédio de 13 andares (ao lado do prédio recém-adquirido), concluído em 1966 e denominado de Edifício São José Operário, em homenagem ao santo com o qual expressiva parcela da população caxiense que se identifica e com as finalidades do Círculo: o bem do homem trabalhador e de sua família.

Ao longo dessas quase oito décadas de dedicação à comunidade caxiense, o Círculo firmou-se como o Círculo Operário mais atuante do Brasil. Com uma carteira de mais de 100.000 usuários dos seus produtos e serviços e um corpo funcional de 1.250 pessoas.

O objetivo semeado pelos primeiros idealizadores é reforçado sempre, e cada vez mais, pois acreditamos que há muitas maneiras de amar o próximo, mas somente uma de amar a Deus - amando o próximo. Esse ideal é o pilar de sustentação do Círculo Operário Caxiense, hoje, Círculo Operadora Integrada de Saúde.