Manual de Orientação ao Beneficiário

Bem-vindo ao Círculo!

Foi pensando em proporcionar a você beneficiário um atendimento cada vez melhor e ágil que criamos este manual. Apresentamos aqui dicas rápidas para facilitar suas solicitações aos nossos serviços. É muito importante que você leia com atenção e o deixe sempre à mão.

Onde estamos pra lhe atender

Sede Administrativa do Círculo

Rua Visconde de Pelotas, 809- Caxias do Sul - RS - (54) 2101.0000

Centrais de Atendimento ao Beneficiário

  • Caxias do Sul
    Rua Visconde de Pelotas, 809 - Galeria Jotace - (54) 2101.0228
  • Antônio Prado
    Rua Valdomiro Bochese, 173 - (54) 3293.2622
  • Farroupilha
    Rua da República, 266 - (54) 3261.4267
  • Flores da Cunha
    Rua Frei Eugênio, 170 - (54) 3292.9606
  • Região das Hortênsias
    Rua São Pedro, 770 - Gramado - (54) 3295.6800

Para falar conosco

Área de Atendimento
Telefone
Telefonia do Círculo
(54) 2101.0000
SACC - Atendimento 24 Horas
0800.709.0000
Central de Agendamento de Consultas Médicas e Exames
(54) 2101.0303
Hospital
(54) 2101.0000
Diagnósticos por Imagem (Marcação de Exames)
(54) 2101.0303
Laboratório (Galeria Jotacê)
(54) 3013.9779
Laboratório (Filial Centro Médico Medianeira)
(54) 3013.9240
Farmácia (Drogaria)
Telefone
Tele-entrega
(54) 2101.0101
Atendimento 24h - Filial Hospital
(54) 3013.9914
Farmácia (Manipulação)
(54) 3013.9926

SACC - Serviço de Atendimento ao Cliente Círculo

SACC Voz - Atendimento 24 Horas - 0800.709.0000

Canal de comunicação em período integral, prestando informações, esclarecimentos, acolhendo sugestões, críticas e elogios

Atende aos beneficiários do Plano de Saúde prestando informações sobre as coberturas contratadas, orientações de como proceder na utilização do plano de saúde, informações sobre taxas de co-participações/franquias, profissionais e serviços credenciados.

Email: sacc@circulosaude.com.br

Ouvidoria

Como utilizar a carteirinha do plano (cartão de identificação)

  • O cartão de identificação é único e intransferível. Ao recebê-lo, verifique se os seus dados estão corretos.
  • Não permita que outras pessoas utilizem seu cartão. O uso por outra pessoa que não seja o titular constitui crime de estelionato e falsidade ideológica. Quem empresta o cartão sofre o cancelamento imediato do contrato com o plano de saúde.
  • Em caso de perda ou roubo:
    Plano individual/familiar: Comparecer na Central de Atendimento da sua região munido do Boletim de Ocorrência Policial.
    Plano empresarial: Comunicar área de Recursos Humanos da sua empresa.

Como proceder para consultas médicas e atendimentos de saúde

  • Consultando o seu Guia Médico e de Serviços, agende antecipadamente suas consultas nos consultórios médicos por telefone ou pessoalmente.
  • No dia da consulta, não esqueça de levar seu cartão de identificação do Plano de Saúde e documento com foto.
  • Você assinará a relação de atendimento no consultório, pagando o valor da participação/franquia da consulta prevista no seu plano. Evite as trocas de médicos da mesma especialidade. Isso dificulta a relação médico-paciente, compromete a evolução do tratamento e a solução do caso.
  • Tenha sempre guardados com você todos os exames já realizados e quando for consultar pela primeira vez com um médico, leve todos. Desta forma, ele poderá atendê-lo mais ágil e eficazmente.
  • Todos os atendimentos deverão ser realizados nos serviços próprios ou credenciados do Círculo.

Facilidade

Para sua maior comodidade, o Círculo disponibiliza uma Central de Agendamento para consultas médicas. Nós encontramos um médico para você, dentro da especialidade desejada e no menor tempo possível.

LIGUE (54) 2101.0303

Como desmarcar consultas e atendimentos de saúde

Caso tenha uma consulta ou um atendimento de saúde marcado e não possa comparecer, desmarque-os com, no mínimo, 24h de antecedência para que seu lugar seja preenchido por outra pessoa.

Como realizar e marcar exames

Para exames laboratoriais (sangue, urina, fezes, etc.)

De posse da solicitação do médico, dirija-se aos serviços próprios do Círculo para realizar as coletas:

Laboratório - Unidade Centro Médico MedianeiraRua General Arcy da Rocha Nóbrega, 401 - Jardim Margarida - (54)3013.9242
Caxias do Sul

Laboratório - Unidade Galeria JotacêRua Visconde de Pelotas, 809 - Centro - (54) 3013.9779
Caxias do Sul

  • Nas regiões onde não houver serviços próprios, procurar os serviços credenciados.
  • Não é necessário autorizar exames laboratoriais.
  • É importante perguntar ao seu médico quanto ao jejum necessário.

Para exames de imagem (RX, ecografias, tomografias, ressonância magnética, densitometria, etc.)

  • Em Caxias do Sul agende seu exames pelo (54) 2101.0303
  • Nas regiões onde não houver serviços próprios, procurar os serviços credenciados

Para exames e procedimentos invasivos (endoscopia, colonoscopia, colposcopia, etc.)

  • Para realização dessa modalidade de exames é necessária autorização prévia junto a Central de Atendimento da sua cidade.
  • No momento da autorização a atendente irá prestar todas as informações para a realização do seu exame.

Para saber se o seu exame/procedimento necessita de autorização prévia, ligue para

0800.709.0000

Como retirar os exames

Para facilitar o dia a dia dos beneficiários, o Círculo mantem vários locais para entrega de resultados de exames. Confira abaixo:

Exames laboratoriais

Podem ser retirados pela Internet, nos laboratórios do Centro Médico Medianeira, Galeria Jotacê ou nas Centrais de Atendimento regionais.

Exames por imagem

Em Caxias podem ser retirados, no hospital do Círculo e na Central de Atendimento da galeria Jotacê.

Beneficiários de outras localidades podem retirar direto na Central de Atendimento da sua região.

Ao realizar o exame, basta solicitar ao atendente o local de sua preferência.

Como encaminhar laudos e internações hospitalares

Internações Programadas

De posse da solicitação do médico, em formulário próprio do Círculo, dirija-se à Central de Atendimento da sua região. Leve junto os exames que diagnosticaram a necessidade cirúrgica.

O pedido de internação deverá ser encaminhado com antecedência para possível autorização. Os prazos variam de 72 horas a 20 dias para liberação.

Internações de Urgência/Emergência

Na cidade de Caxias do Sul buscar atendimento diretamente no plantão do hospital do Círculo e, nas demais localidades, procurar o serviço credenciado.

Não é necessária autorização prévia, porém ela deverá ser providenciada por um familiar até 48h após a internação do paciente.

Como usar de forma correta a Emergência do hospital

Localizado junto ao hospital do Círculo, solicitamos que seja procurado somente em casos de urgência e emergência.

Para garantir o atendimento a quem realmente precisa, você deve procurar o setor de Emergência somente em situações grave, que envolvem cortes, fraturas, traumas, casos agudos com potencial de risco à saúde e quando há ameaça iminente à vida ou sofrimento intenso.

Lembre-se:o melhor lugar para cuidar da sua saúde é o consultório do seu médico, que conhece seu histórico, a evolução de seu quadro clínico, a medicação que você toma.

Definição de atendimento de urgência e emergência

  • De emergência, como tal definido o que implica risco iminente de morte ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado em declaração do médico assistente.
  • De urgência, assim entendido o resultante de acidente pessoal ou de complicações no processo gestacional.

Atendimento pediátrico

É de extrema importância a criança ter o seu pediatra próprio.

Desta forma ela pode receber um atendimento personalizado de um profissional que a acompanha em todo o seu crescimento e evolução e se estabelece uma relação mútua de confiança entre a criança, o médico e a família.

A procura pela Emergência deve ser restrita para quando não se consegue atendimento com o pediatra da criança.

Apresentação do Cartão SUS

Seguindo determinação do Ministério da Saúde - Portaria nº 763, o preenchimento do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário é obrigatório para o registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

Esta é uma conduta que o hospital do Círculo e todos os demais estabelecimentos de saúde nacionais precisam seguir para atender as exigências dos órgãos superiores.

O Cartão SUS, também conhecido como Cartão Nacional de Saúde, traz uma sequência numérica de 15 números que identifica o usuário no Sistema Único de Saúde.

A medida tem como objetivo a criação de um cadastro nacional único para a saúde.

Desta forma, salientamos a importância da apresentação do Cartão SUS, juntamente com a carteirinha do Círculo, no Hospital, Laboratório e Diagnósticos por Imagem.

Onde buscar atendimento em casos de não urgência

Central de agendamento de consultas médicas – (54) 2101.0303

O Círculo possui mais de 40 médicos clínicos gerais e, destes, mais de 25 tem disponibilidade de consultas para no máximo dois dias.

Caso você não consiga agendar, ligue para nós que uma equipe especializada encontra um médicos para sua necessidade do momento.

Clínica pronto consultas – (54) 3039.2949

Clínica especializada em atendimento adulto. Não precisa marcar hora. Sem filas de espera.

  • Rua Garibaldi, 444 – centro (ao lado da Caixa Econômica Federal e do Banco de Sangue).
  • Horário: de segunda a sexta, das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.

Como utilizar o atendimento de urgência e emergência fora da área de cobertura do seu plano de saúde

O beneficiário que estiver fora da área de abrangência do seu plano de saúde e necessitar de atendimento para urgências e emergências em trânsito, deve procurar um serviço da rede filiada à Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo. Será indicado o serviço médico e hospital mais próximo para buscar atendimento.

Como buscar atendimento odontológico

A exemplo dos atendimentos médicos, o Círculo mantem uma rede de dentistas credenciados para sua escolha que atendem diretamente em seus consultórios.

Para conhecer a listagem de dentistas credenciados ao Círculo, acesse o Guia Médico, de Dentistas e Serviços

Fone: (54) 3013.9330 ou 3013.9331

Como fazer aplicações de vacinas

A Central de Vacinas do Círculo possui todas as vacinas do calendário infantil e as de uso adulto.

As vacinas estão a disposição na própria Central de Vacinas , localizada na Galeria Jotace em Caxias e na Central de Atendimento em Gramado. Nas demais regionais é necessário agendamento prévio pelo fone (54) 3013.9811.

Confira os convênios que estão à sua disposição

Rede de farmácias do Círculo

A rede de farmácias do Círculo conta com mais de 30 endereços em Caxias e região e oferece desconto em medicamentos, perfumaria e produtos manipulados.

Para obter os descontos basta apresentar o cartão do plano de saúde.

Confira o endereço da filial mais próxima de você.

Assessoria jurídica

Dra. Marilene Tronca Moschen
Rua Tronca, 2691 - Apt. 01 - Térreo - Rio Branco
Caxias do Sul - RS
(54) 3028.6199/9977.9741

Dr. Eduardo Mosna
Rua Dr. Montaury, 1471 - sala 304 - Centro
Caxias do Sul - RS
(54) 3223.7741/8119.9721

Centrais de atendimento regionais

Além de manter médicos, dentistas e serviços de saúde credenciados em cada localidade, o Círculo ainda disponibiliza outros atendimentos em suas sedes próprias. Confira:

Gramado

  • laboratório
  • gabinete odontológico
  • aplicação de vacinas
  • área comercial
  • atendimento médico nas seguintes especialidades: clínico geral, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, psicologia, ortopedia/traumatologia, cardiologia e urologia
  • central de atendimento ao beneficiário: autorizações e marcações de exames e consultas médicas e dentistas, encaminhamento de cirurgias, autorizações e entrega de exames radiológicos e laboratoriais, orientações gerais, etc
  • saúde ocupacional: atendimento médico e exames de audiometria, acuidade visual, eletrocardiograma, espirometria e exames do PCMSO
  • farmácia

Flores da Cunha

  • laboratório
  • aplicação de vacinas
  • área comercial
  • atendimento médico nas seguintes especialidades: clínico geral, dermatologia , ginecologia, psiquiatria, mastologia
  • central de atendimento ao beneficiário: autorizações e marcações de exames e consultas médicas e dentistas, encaminhamento de cirurgias, autorizações e entrega de exames radiológicos e laboratoriais, orientações gerais, etc
  • saúde ocupacional: atendimento médico e exames de audiometria, acuidade visual, eletrocardiograma, espirometria e exames do PCMSO
  • farmácia

Farroupilha

  • laboratório
  • area comercial
  • atendimento médico nas seguintes especialidades: clínico geral e cardiologia por agendamento
  • exames cardiológicos: ecocardio, teste ergométrico, holter, mapa, ECG, Eco de Stress
  • central de atendimento ao beneficiário: autorizações e marcações de exames e consultas médicas, encaminhamento de cirurgias, autorizações e entrega de exames radiológicos e laboratoriais, orientações gerais, etc
  • saúde ocupacional : atendimento médico e exames de audiometria, acuidade visual, eletrocardiograma, espirometria, exames do PCMSO e eletroencefalograma.
  • ambulatório para pequenos procedimentos
  • farmácia

Antônio Prado

  • área comercial
  • atendimento médico na seguinte especialidade: dermatologia
  • central de atendimento ao beneficiário: autorizações e auxílio nas marcações de exames, encaminhamento de cirurgias, autorizações e entrega de exames radiológicos e laboratoriais, orientações gerais, etc
  • saúde ocupacional: inclusões, exclusões, agendamento de exames admissionais, demissionais, periódicos, realização de ECG, espirometria, acuidade e audiometria